PROGRAMA CAPITAÇÃO PROFISSIONAL

Qualificar o participante para que ele se forme e esteja apto ao trabalho, bem como fomentar seu crescimento contínuo, aprimoramento e evolução das suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais é o foco desse programa que é pautado no SUAS, por meio da resolução do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social,  nº 33, de 28 de novembro de 2011, que define a Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho no campo da assistência social.

De acordo com a resolução nº 33, a Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho se dá por meio de um “conjunto de ações das diversas políticas cabendo à assistência social ofertar ações de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas”.

Aqui na Ação Moradia o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SEDESTH) e promove o acesso a qualificação e requalificação profissional de pessoas com idade a partir de 16 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além disso, garantir a inclusão produtiva e promover a formação político-cidadã, desenvolvendo o protagonismo através da reflexão crítica, do crescimento pessoal, autonomia e convívio social, são pontos essenciais das oficinas.

Nesse contexto, atualmente a Ação Moradia oferece à comunidade as seguintes oficinas:

  • Oficina de qualificação profissional em cabeleireiro básico
  • Oficina de qualificação profissional em design de sobrancelhas
  • Oficina de qualificação profissional em barbearia
  • Oficina de qualificação profissional em culinária funcional
  • Oficina de qualificação profissional em horta orgânica

Projeto (Re) conquista

Idealizado em parceria com o Instituto Phi + Stone e Banco da Providência com objetivo de levar para vários estados brasileiros uma formação completa de indivíduos na Metodologia das 3 fases desenvolvidas pelo Banco da Providência, que atua há 59 anos e é reconhecida pela Fundação do Banco do Brasil com o prêmio Tecnologia Social 2019. 

O projeto tem como foco o desenvolvimento humano (valorização do indivíduo e retomada da autoestima), a capacitação técnica em diferentes segmentos (ex.: beleza, culinária, dentre outros) e, as habilidades empreendedoras.

Projeto Hortas Urbanas

Desenvolvido em parceria com ITV Urbanismo, consiste em estimular a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos com o objetivo de elaborar uma horta, de aproximadamente 3000 m², para fornecer alimentos aos moradores da região e ainda gerar emprego e renda para pessoas da comunidade por meio de oficinas de capacitação em horta agroecológica.

Projeto 2E: Empoderar e Empreender 

É uma parceria com o Assaí Atacadista e Instituto GPA que propõe capacitar e profissionalizar mulheres acima de 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social, aliando empoderamento feminino, produção agroecológica e segurança alimentar. 

As participantes recebem oficinas de capacitação de cultivo em hortaliças e culinária funcional (produção de conservas, molhos e geleias), além de assessorias em gestão financeira e vendas.

Serviço Criança Feliz

É desenvolvido como apoio ao programa de Capacitação Profissional, atendendo crianças entre 0 e 5 anos com objetivo de acolher filhas e filhos dos participantes, durante os horários dos cursos e ou oficinas. São realizadas atividades lúdicas para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, além dos cuidados básicos para que as mães e/ou responsáveis legais possam se desenvolver de forma segura e tranquila sabendo que seus pequenos estão próximos e sendo bem acolhidos.