PROJETOS QUE CONSTRUIRAM NOSSA HISTÓRIA

A Fábrica de Tijolos Ecológicos ConstruVida foi um empreendimento incubado, que existiu de 2000 a 2018, com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio de sua produção e comercialização. A Ação Moradia concedeu auxílio técnico e financeiro aos microempreendedores – sendo 90% mulheres – por meio do microcrédito.

A fábrica teve início a partir do programa “Construção com Tijolos Ecológicos”, formado pelo projeto “Casas com Dignidade” e “Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC”. A sede da Ação Moradia é totalmente construída com tijolos ecológicos com mais de 60 mil tijolos produzidos pela comunidade, em máquinas de prensagem manual.

Foram realizados vários mutirões para a construção de um total de 70 casas populares, sendo o principal o mutirão do bairro Campo Alegre em Uberlândia-MG, com 50 casas financiadas com recursos do Ministério das Cidades e geridos pela Caixa Econômica Federal. A Prefeitura Municipal de Uberlândia entrou no processo com a doação de 50 terrenos de 250m2. Cada casa padrão utiliza  30 mil tijolos, prensados pela própria família.

Como atividade comercial dos microempreendedores da comunidade, foram produzidos e vendidos mais de meio milhão de tijolos para a construção de casas de alto padrão, principalmente para Belo Horizonte.