“Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.”

Histórico

A Ação Moradia é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que desde 1993 atua pelo desenvolvimento de vínculos comunitários, promovendo educação e cultura para famílias em situação de vulnerabilidade social localizadas na região do grande Morumbi em Uberlândia.

A história da instituição começou no final de 1992, quando uma iniciativa liderada por Eliana Setti levou jovens a refletirem sobre os problemas causados pela desigualdade social através de visitas às famílias assentadas no Bairro Dom Almir na periferia da cidade de Uberlândia. A constatação da situação de extrema pobreza e fragilidade social feita por essas ações resultaram na criação da Pastoral da Moradia em 1993.

A iniciativa cresceu, e em 1998 foi construído o 1° Centro de Formação da Família no bairro Seringueiras e em 2000, a entidade foi decretada ONG Ação Moradia. Em 2002 foi iniciado um dos principais empreendimentos comunitários desenvolvidos na instituição: a Fábrica de Tijolos Ecológicos. Com os tijolos fabricados foi criado no ano seguinte o 2° Centro de Formação da Família com área de 720m² que é a atual sede da instituição, localizada no Bairro Morumbi.

Nos seus anos de existência a Ação Moradia ampliou consideravelmente suas atividades e ações, beneficiando mais famílias, com projetos e oficinas que acolhem crianças no período do contraturno escolar, promovem capacitação profissional para jovens e adultos e também a incubação de empreendimentos populares solidários. Atualmente, 234 crianças são atendidas diariamente e 440 adultos estão sendo qualificados para o mercado de trabalho.

Certificados

No ano 2000 foi concedida a declaração de Utilidade Pública Municipal, pela Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Lei 7.728/2000.

                Em 2004 foi declarada de Utilidade Pública Estadual através da Lei 15.049/2004. E em 2005, foi declarada como Utilidade Pública Federal através da portaria do MJ no 371 de 09/03/2004 (D.O.U 15/03/2005).

                Também em 2005, a ONG recebeu a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS) concedido pelo Ministério da Educação.

                Além disso, o Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é certificado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prêmios e reconhecimento

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – 2009 para o Projeto Tijolos Ecológicos e Casa com dignidade. Foi premiado por ser uma tecnologia social efetiva com reconhecimento de potencial de resolução de problemas, resultados comprovados e replicação possível, passando a integrar o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2013/2014. Reconhecimento pelo projeto Construção com Tijolos Ecológicos – uma estratégia de intervenção social para áreas de risco social, pelos resultados alcançados junto às famílias atendidas no que corresponde a manutenção de direitos fundamentais por meio do acesso à moradia.

A Câmara Municipal de Uberlândia outorgou em 2007 a “Comenda Alexandrino Garcia” pelos trabalhos desenvolvidos na área de promoção social, em prol do desenvolvimento do município.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho conferiu à Ação Moradia o certificado de Parceria 2014 outorgado às pessoas jurídicas que através do apoio social prestado, colaboram para a execução da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade.

Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef 2007. Concedido pela Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Centro de Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária para o projeto Frutificar pelo reconhecimento das ações socioeducativas que em articulação com a escola pública contribuem para educação integral de crianças e adolescentes.

Ashoka - Venture and Fellowship

Ashoka - Venture and Fellowship

A Ashoka é uma organização internacional pioneira no campo do empreendedorismo social. Por meio de seu programa Venture and Fellowship, procura, reconhece e credencia notáveis empreendedores(as) sociais no mundo todo, formando uma rede mundial de empreendedores(as) sociais.

Essas pessoas são reconhecidas pela defesa de novas ideias que transformam a sociedade e beneficiam a vida de quem mais precisa. Em 2004, o co-fundador e atual diretor administrativo da Ação Moradia, Oswaldo Setti, passou a integrar essa rede, fazendo parte dos 379 empreendedores(as) credenciados(as) no Brasil.

Estatuto

Confira o Estatuto Social da Ação Moradia que está registrado em cartório.