“Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.”

QUEM SOMOS

A Ação Moradia é uma organização social que promove projetos criativos e essenciais em prol do empoderamento social, cultural e econômico de famílias na periferia da zona leste de Uberlândia, precisamente na região do Grande Morumbi. Como uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, atuamos há 27 anos a partir da análises das vulnerabilidades sociais ali presentes e propostas de transformação social.

Aqui, impactar aparece no sentido de empoderar, pois acreditamos no acesso a novos conhecimentos e oportunidades como ferramenta de autonomia e mudança. Por isso, atuamos no atendimento integral de famílias a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (atividades infanto-juvenis); da promoção ao mundo do trabalho (qualificação profissional; e do incentivo a Empreendimentos Comunitários (ECOs).

Atualmente, 234 crianças são atendidas diariamente e 316 adultos são qualificados para o mercado de trabalho anualmente.

design-sem-nome-2

Prêmios e reconhecimento

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – 2009 para o Projeto Tijolos Ecológicos e Casa com dignidade. Foi premiado por ser uma tecnologia social efetiva com reconhecimento de potencial de resolução de problemas, resultados comprovados e replicação possível, passando a integrar o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local

Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2013/2014. Reconhecimento pelo projeto Construção com Tijolos Ecológicos – uma estratégia de intervenção social para áreas de risco social, pelos resultados alcançados junto às famílias atendidas no que corresponde a manutenção de direitos fundamentais por meio do acesso à moradia.

A Câmara Municipal de Uberlândia outorgou em 2007 a “Comenda Alexandrino Garcia” pelos trabalhos desenvolvidos na área de promoção social, em prol do desenvolvimento do município.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho conferiu à Ação Moradia o certificado de Parceria 2014 outorgado às pessoas jurídicas que através do apoio social prestado, colaboram para a execução da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade.

Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef 2007. Concedido pela Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Centro de Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária para o projeto Frutificar pelo reconhecimento das ações socioeducativas que em articulação com a escola pública contribuem para educação integral de crianças e adolescentes.

Ashoka - Venture and Fellowship

Ashoka - Venture and Fellowship

A Ashoka é uma organização internacional pioneira no campo do empreendedorismo social. Por meio de seu programa Venture and Fellowship, procura, reconhece e credencia notáveis empreendedores(as) sociais no mundo todo, formando uma rede mundial de empreendedores(as) sociais.

Essas pessoas são reconhecidas pela defesa de novas ideias que transformam a sociedade e beneficiam a vida de quem mais precisa. Em 2004, o co-fundador e atual diretor administrativo da Ação Moradia, Oswaldo Setti, passou a integrar essa rede, fazendo parte dos 379 empreendedores(as) credenciados(as) no Brasil.

Certificados

Utilidade Pública Municipal (2000) pela Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Lei 7.728/2000;

Utilidade Pública Estadual (2004) através da Lei 15.049/2004;

Utilidade Pública Federal (2005) através da portaria do MJ no 371 de 09/03/2004 (D.O.U 15/03/2005);

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS) concedido pelo Ministério da Educação;

Certificação do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

Certificação como Espaço Cultural do Município de Uberlândia (2020), nos termos da Lei Federal nº 14.017 do Decreto Federal nº 10.464 e do Decreto Municipal nº18.825.

Estatuto

Confira o Estatuto Social da Ação Moradia que está registrado em cartório.