A festa oficial de Uberlândia

FESTA JUNINA AÇÃO MORADIA

Nossa festança é tradição na cidade de Uberlândia e referência de música, dança e gastronomia na região. E, além de tudo, é uma das principais fontes de recursos que garante a manutenção dos projetos sociais realizados pela Instituição.

O evento, que já foi sediado em diferentes pontos da cidade, desde 2012 tem seu lugar garantido tradicionalmente na praça Sérgio Pacheco, ao lado do Terminal Central.

Música ao vivo, dança e comidas típicas compõem esse evento, que alia dois princípios básicos: cultura e solidariedade. Além da relevância cultural, a Festa Junina mobiliza técnicos, músicos, além da própria comunidade, por sinal, a grande beneficiada pelos empregos diretos e indiretos que o evento promove.

Óia um cadim das apresentações aqui:

FESTIVAL DE QUADRILHAS

Mais do que arte e dança, a quadrilha junina é uma expressão da cultura popular brasileira!

A Ação Moradia acolhe e fomenta, desde 2011, o Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia.

O Festival é coordenado pela promotora de eventos Eliana Maria Carrijo Setti e conta com as parcerias da OSC Ação Moradia, do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

A iniciativa de valorização, promoção e manutenção de grupos de Quadrilhas Juninas auxilia na construção na construção de uma política cultural nos aspectos social, comunitário e econômico. Também impacta positivamente na preservação e transmissão da história e da memória coletiva relacionada à cultura mineira.

“O Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia organizado e realizado com maestria e conseguiu um feito dificílimo que é transformar-se em poucos anos um dos mais desejados destinos juninos de grupos de quadrilha de todo o país. Mérito que notoriamente se divide entre a organização do evento, seus parceiros e da hospitalidade do povo de Uberlândia. O Festival de Uberlândia é um evento reconhecido pela crítica junina e almejado por todos aqueles que gostam de festa junina bonita, organizada e feita com o que a de mais belo que é o amor por essa cultura tão rica.” – Rick Diretor da União Junina

“Foi com muita satisfação e apoio, em meio a grandes desafios; que se tornou possível desde 2011, a realização do Festiva de Quadrilhas Juninas de Uberlândia. Tenho orgulho em participar da criação do movimento cultural junino do município”. – Eliana Maria Carrijo Setti (Idealizadora do Festival)

“Pioneiro no Triângulo Mineiro, o festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia é extremamente importante para a Cultura Junina do nosso Estado, vale ressaltar que além das Quadrilhas de Uberlândia, o Festival também recebe anualmente Quadrilhas Juninas de outras cidades de Minas e até de outros estados. Iniciativas como esta são fundamentais para a preservação e valorização dessa Cultura que tanto amamos”. – Jadson Nantes Presidente da União Junina Mineira (Federação de Quadrilhas Juninas Mineira)

O Festival de Quadrilhas de Uberlândia é uma iniciativa de valorização e promoção de grupos de Quadrilhas Juninas que movimentam a cadeia produtiva das manifestações culturais típicas do período junino de Uberlândia— além de promover o intercâmbio cultural entre os quadrilheiros de Uberlândia com quadrilhas da região do Estado de Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Quer saber mais? Visite o site: