“A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca.”

“A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca.”

Programas

Feira de Trocas Solidárias

A fim de fomentar e potencializar o Programa Comunidade em Ação, a Ação Moradia passou a organizar Feiras de Trocas Solidárias, para, assim, fazer circular as moedas sociais (Horas- Ação) e aumentar o poder de compra da comunidade beneficiada. Mas, como?
Ao fim do mês enquanto voluntários (as), os mesmos recebem suas moedas sociais caso cumpram com o acordado ( carga horária e comprometimento na atividade), e, assim, poderão utilizá-las nas Feiras, as quais ocorrem trimestralmente na própria Ação Moradia. Nas Feiras, há a oferta de alimentos, produtos de limpeza, roupas, móveis, brinquedos e eletrodomésticos, todos doados por Empresas parceiras e Doadores Individuais da Instituição. Por isso, a Ação Moradia recolhe durante todo o ano estes itens, para além do uso diário ao público atendido, mas para que a Feira seja um atrativo ao envolvimento da comunidade.
Gostou do Programa? Quer realizar doações para a Feira de Trocas? Entre em contato conosco!

Criança Feliz

O projeto Criança Feliz tem o objetivo de criar um espaço para permanência de crianças entre 0 e 5 anos, construído a partir da demanda de mães da comunidade, as quais faziam atividades e cursos de qualificação na Instituição e não tinham com quem deixar seus filhos. Nesse sentido, além do acolhimento dado à estas crianças, são realizadas atividades pedagógicas com a finalidade de contribuir com seu desenvolvimento integral, tanto físico quanto social e cognitivo. Nesse espaço, o acesso dos pais é livre já que as crianças estão em idade que necessitam cuidados próprios para a idade. Dessa forma, o projeto garante a tranquilidade que os pais precisam para poderem se qualificar, contribuindo para seu ingresso no mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico da família.

Comunidade em Ação

Baseado nos princípios da Economia Solidária, o Programa Comunidade em Ação configura-se como uma iniciativa pioneira em defesa ao Direito Humano de Alimentação Adequada, ao aliar duas demandas: combate à fome e miséria social e, de outro lado, a necessidade elevada de mão de obra dentro da Instituição. Ao atender mais de 300 famílias por mês e por prezar pela qualidade do impacto social causado, a Ação Moradia precisaria contratar dezenas de funcionários para atuação diária, mas diante de restrições orçamentárias, nasceu uma solução sustentável, o Comunidade em Ação.
Dessa forma, pessoas da própria comunidade voluntariam-se na Instituição, durante 12 horas semanais, nas mais diversas atividades: Monitoria infantil, apoio aos cursos de qualificação profissional, auxiliar de limpeza e cozinha, bazar e muitas outras. Como forma de valorizar este trabalho e atuar diretamente no quadro de miséria social e fome da região, os voluntários (as) recebem uma cesta básica mensal e, também, moedas sociais, conhecidas como Horas – Ação, a serem gastas nas Feiras de Trocas Solidárias (Veja a seguir).aumentar o poder de compra da comunidade.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Com o objetivo de promover a convivência e fortalecimento de vínculos com crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de acordo com as orientações da tipificação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos configura-se como uma das principais atuações da Ação Moradia. Afinal, ao possibilitar atividades sócio educativas no contraturno escolar da escola regular como a musicalização, artes cênicas e visuais, dança, informática, teatro, culinária, artes marciais – e muitas outras-, realizamos impactos profundos no território. Impactos estes vinculados, principalmente, à afirmação de cidadania e dignidade humana de crianças e jovens, ao oferecer alimentação gratuita diária e, principalmente, perspectivas para além do que a miséria social impõe.
As atividades ocorrem de segunda à sexta-feira e, atualmente, conta com 234 crianças e adolescentes da comunidade, todos e todas inscritos no ensino regular. Para afirmar sua missão enquanto Instituição de Impacto Social, o Programa necessita e exige um corpo de funcionários especializado e disposto à transformação social. Gostou do programa? Quer fazer parte desta iniciativa? Veja as oportunidades disponíveis!

Capacitação e Motivação para Instrutores

Como o próprio nome indica, esse programa tem como objetivo capacitar e motivar os instrutores do Centro de Formação Infantil, no que se refere ao desenvolvimento de competências e desenvolturas necessárias para transmitir os conhecimentos de forma eficaz. Essas atividades possibilitam que os instrutores vivenciem na prática a utilização de técnicas que os ajudarão a ter bom relacionamento com o os participantes e demais pessoas da instituição. Ademais, o programa busca a melhoria contínua do atendimento prestado às crianças e adolescentes através da reflexão prática sobre assuntos referentes ao trabalho em equipe, comunicação, ética, inovação e negociação. Tudo isso com a finalidade de auxiliar os instrutores para execução de ações bem planejadas e passíveis de avaliação.

Promoção a Integração ao Mundo do Trabalho

O Programa de Qualificação Profissional, ao promover a integração de jovens e adultos ao mundo do trabalho, configura-se como uma das maiores ações de minimização do desemprego e potencialização de geração de renda na Região do Grande Morumbi. Afinal, propicia ao seu público-alvo atividades diárias que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento de autonomia e sociabilidade, a fim de promover a qualificação e requalificação profissional do público beneficiado.
Os cursos de Qualificação Profissional ocorrem de segunda à sexta-feira, nas mais diversas áreas de atuação: Estética e Beleza, Artesanato, Culinária, Informática, Horta Orgânica e muitas outras, atendendo centenas de jovens e adultos da comunidade. Ao afirmar sua missão enquanto Instituição de Impacto Social, a Ação Moradia necessita e exige um corpo de funcionários especializado e disposto à transformação social no desenvolvimento dos Cursos de Qualificação Profissional. É importante destacar que os cursos oferecidos possuem alta reputação e aderência da comunidade, diante dos vários casos de sucesso e oportunidades que o mesmo ofertou à inserção no mercado formal de trabalho. Gostou do programa? Quer fazer parte desta iniciativa? Veja as oportunidades disponíveis!

Faça parte da mudança

Faça parte da nossa história: Apoie nossas atividades e leve transformação para centenas de famílias uberlandenses.