Solidariedade não é dar o que sobra, é dar o que falta!

Telecentro

Fábrica de Tijolos Ecológicos “ConstruVida”

A Fábrica de Tijolos Ecológicos “ConstruVida” é um empreendimento incubado, existente desde 2000, com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio de sua produção e comercialização. A Ação Moradia concede auxílio técnico e financeiro aos microempreendedores – sendo 90% mulheres – por meio do microcrédito.

A fábrica teve início a partir do programa “Construção com Tijolos Ecológicos”, formado pelo projeto “Casas com Dignidade” e “Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC”. A sede da Ação Moradia é totalmente construída com tijolos ecológicos – foram 60 mil tijolos feitos pela comunidade, em máquina manual.

Além da construção da sede, a ONG, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Uberlândia, construiu, em regime de mutirão, cinquenta casas populares no Residencial Campo Alegre, em Uberlândia-MG.

Os tijolos são comercializados para pessoas físicas e jurídicas, e o pagamento é em dinheiro ou cheque.

CURIOSIDADES:

  • São produzidos, em média, 1300 tijolos por dia.
  • Em Uberlândia, as obras da Reserva Particular do Patrimônio Natural “Parque do Sucupira”, e, do novo aterro sanitário, foram realizadas com tijolos ecológicos, como modelo inspirador para outras construções.

 

Unidade Produtiva Comunitária de Plantio – “Horta Verde Vida”

O gosto pela arte de lidar com a terra e a esperança em uma “Nova Economia que Acontece”, resultou na criação da Unidade Produtiva Comunitária (UPC) de Plantio, “Horta Verde Vida”. Incubada pela Ação Moradia, que oferece ao empreendimento apoio técnico e financeiro (através do micro-crédito), com a parceria do Instituto Interamericano – IAF – e da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAE. Este é mais um empreendimento dedicado por uma equipe 100% feminina.

“Horta Verde Vida” tem uma grande variedade de hortaliças – alface romana, rúcula, almeirão, agrião, repolho, couve, cenoura, chuchu, beterraba, rabanete, entre outros. O grande diferencial é que não é utilizado agrotóxico, proporcionando um alimento mais saudável.

A UPC funciona na sede da ONG, à Rua Canoas, 181, Bairro Morumbi, e seus produtos são comercializados para pessoa física e jurídica de qualquer parte da cidade. O resultado da comercialização é partilhado solidariamente entre as empreendedoras.

Você pode adquirir os produtos da “Horta Verde Vida” na sede do empreendimento, à Rua Canoas, 181, bairro Morumbi, Uberlândia, MG. Para maiores informações ligue 34 3226 6558. … da horta direto para a mesa. Experimente. Você vai sentir a diferença.

Artesanatos “Criarte Sonhos”

O empreendimento comunitário “Criarte Sonhos”, incubado pela Ação Moradia, tem como principal objetivo “aumentar a renda dos participantes da Unidade Produtiva Comunitária, formando e monitorando as empreendedoras”.

O artesanato sempre esteve presente na instituição, mas agora possui uma visão empreendedora, com base na economia solidária. A UPC tem participado de diversas feiras, mostras e exposições, que, além de gerar renda, coloca o empreendimento em evidência.

Assim como nas outras UPCs, o papel da Ação Moradia é apoio técnico e financeiro, através de microcrédito.

Para adquirir os produtos basta entrar em contato pelo telefone (34) 3226-6558 e/ou visitar o empreendimento na sede da ONG, na Rua Canoas, 181, bairro Morumbi, Uberlândia, MG.

Cozinha & Buffet “Cia do Sabor”

A Unidade Produtiva Comunitária “Cia do Sabor” é um empreendimento comunitário, incubado pela Ação Moradia, que tem como objetivo “promover geração de trabalho, renda e cidadania responsável”, através da venda de doces e salgados – bolos, tortas, brigadeiros, coxinha, quibe, bolinha de queijo, entre outros.

A UPC funciona na sede da ONG e comercializa seus produtos para pessoa física e jurídica de qualquer parte da cidade. O resultado da comercialização dos produtos é partilhado solidariamente entre elas.

Para encomendar os produtos da “Cia do Sabor” basta entrar em contato pelo telefone (34) 3226-6558 e/ou visitar o empreendimento na Rua Canoas, 181, bairro Morumbi, Uberlândia, MG.

Salão de beleza Maravilhosas

Dentro dos empreendimentos comunitários incubados na instituição e articulado a Integração ao Mundo do Trabalho, especialmente para atender os cursos de capacitação em estética e beleza (cursos de cabeleireiro, barbearia, manicure e pedicure, massagem corporal) foi criado o Salão – Escola “Maravilhosas”. O salão oferece uma estrutura completa para realização de aulas práticas e também presta atendimento semanal a comunidade oferecendo serviços a um valor simbólico, a partir do momento em que os alunos estão aptos para essas atividades, normalmente na metade do curso.

Faça parte da mudança

Apoie a construção de um futuro melhor para as famílias da comunidade carente de Uberlândia.