“Solidariedade é o amor em movimento.”

“Solidariedade é o amor em movimento.”

Missão, Visão e Valores

A Ação Moradia, criada de fato em 17 de março de 1993, é uma associação de interesse público, com personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e de caráter beneficente, assistencial, educativo, ambiental e cultural.

Executamos nossas atividades com base no objetivo de redução das desigualdades sociais e erradicação da pobreza fundamentado nos princípios de igualdade de raça e gênero. Nossas ações promovem a complementação da educação formal por meio da cultura e esporte, promoção e acesso a emprego através da qualificação profissional e incubação de empreendimentos populares. Além disso, nossas intervenções dão ênfase na sustentabilidade na medida em que promovem a agroecologia, construções ecológicas e energias limpas. E para que o impacto causado seja continuamente ampliado buscamos a formação de parcerias. Logo, somos uma instituição que preza e promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.

Além disso, temos por finalidade básica promover, coordenar e desenvolver programas, projetos e ações para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social de forma gratuita e permanente, sem qualquer discriminação, com ênfase na:

  1. Promoção da educação cooperativista e o desenvolvimento da economia solidária;
  2. Promoção e apoio às ações voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, via projetos de inclusão, capacitação profissional e geração de trabalho e renda com incubação de empreendimentos comunitários solidários;
  3. Promoção da defesa da ética, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia;
  4. Realização de parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais;
  5. Conservação e educação ambiental;
  6. Promoção à Segurança Alimentar e Nutricional;
  7. Promoção às artes, à cultura e ao esporte;
  8. Ação de incentivo à fabricação de tijolos ecológicos, construção de moradias em regime de mutirão e autoconstrução, bem como na replicação da metodologia social e construtiva;
  9. Promoção do atendimento e da defesa dos direitos da criança e do adolescente;
  10. Prestação de Serviços de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade e Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
  11. Produção e comercialização de mudas de hortaliças, frutíferas e essências florestais;
  12. Processamento e comercialização de produtos de origem agropecuária.
  13. Produção e comercialização de mudas orgânicas e produtos agrícolas em geral, em estufas, hortas, e áreas destinadas para este fim.

Estatuto Social

Confira o Estatuto Social da Ação Moradia que está registrado em cartório.