Visita Especial de Rick Chesther à Ação Moradia: Um Encontro Marcante

 em 13º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia, 2023, FESTA JUNINA, FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS, NOTÍCIA

No dia 30 de maio, recebemos uma visita muito especial na Ação Moradia. Rick Chesther, renomado coreógrafo, marcador de quadrilha e ex diretor da União Junina Mineira, esteve conosco para relembrar uma história de colaboração e sucesso. Há 13 anos, juntamente com os nossos fundadores Eliana Carrijo e Oswaldo Setti, Rick contribuiu para a criação do Festival de Quadrilhas Juninas em Uberlândia.

Atualmente Rick Chesther é um empreendedor brasileiro que ficou conhecido nas redes sociais por sua história de superação e motivação. Ele nasceu e cresceu em uma comunidade carente do Rio de Janeiro e, através de muita determinação, conseguiu vencer as adversidades e construir um caminho de sucesso.

Hoje ele tem 2,9 milhões de seguidores no Instagram e compartilha sua história de vida, enfatizando a importância da mentalidade positiva, do trabalho duro e da crença em si mesmo. Além disso, também é autor do livro “Pega a Visão”, que se tornou um best-seller.

Rick veio até nós com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento desse do Festival de Quadrilhas Juninas, que hoje é reconhecido como um dos maiores festejos juninos de Uberlândia. Tempos depois, ele retornou com uma oficina cultural, encorajando a formação de grupos de quadrilha locais, os quais continuam a manter viva essa tradição em nossa cidade.

Ontem, tivemos a alegria de receber uma breve visita do Rick Chesther, momento em que ele pôde constatar o crescimento significativo da Ação Moradia e a expansão do Festival de Quadrilhas Juninas. Para sua surpresa, descobriu que nossa ONG possui seu próprio grupo de quadrilha, a Junina Balancê, além do grupo mirim Pequeninos do Sertão.

Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão a Rick Chesther por tudo o que ele fez por nós, acreditando em nosso sonho e nos ajudando a torná-lo realidade. Sua contribuição valiosa, através de workshops e ferramentas funcionais disponibilizadas gratuitamente, como músicas típicas, composições coreográficas, regulamentos, mapa de notas e manual de critérios de julgamento de concursos de quadrilha, foi fundamental para o sucesso do Festival de Quadrilhas Juninas.

Eliana Maria Carrijo Setti, idealizadora do Festival, relembra com orgulho: “Tudo começou em 2011, quando eu estava preparando as atrações da 15ª festa junina da Ação Moradia. Sentíamos que faltava algo especial, algo que trouxesse a dança da quadrilha para enriquecer ainda mais a festa. Foi então que surgiu a ideia de criar o Festival de Quadrilhas aqui em Uberlândia. Mas como realizar algo que desconhecíamos por completo?”

Através de uma pesquisa no Google, Eliana descobriu dois nomes que poderiam ajudá-los nessa empreitada: Duane, da Paraíba, e Rick Chesther, de Minas Gerais. Após entrar em contato com ambos, ficou acordado que eles viriam até Uberlândia para oferecer sua colaboração. A proposta do festival foi apresentada a Mônica Debs, na época secretária municipal de cultura, que viu com bons olhos a ideia e apoiou a realização de um workshop sobre a dança da quadrilha como primeiro passo.

Para conduzir esse primeiro workshop, Rick Chesther, então presidente da FEQUAJU/MG, foi convidado. Com entusiasmo e dedicação, Rick conduziu as atividades durante três dias inteiros, incentivando a criação do movimento junino na cidade de Uberlândia, que resiste até hoje.